sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Senadores Tasso Jereissati e Almeida Lima trocaram xingamentos e por pouco não chegaram à agressão física na reunião do Conselho de Ética do Senado

* Em uma sessão tumultuada e marcada por troca de insultos e manobras regimentais, com oito horas de duração, os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) apresentaram ontem parecer ao Conselho de Ética do Senado que recomenda a cassação do mandato do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra do decoro parlamentar.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* Os senadores Tasso Jereissati e Almeida Lima trocaram xingamentos e por pouco não chegaram à agressão física na reunião do Conselho de Ética que discutia o caso Renan.

"Bater na mesa eu também sei", disse Lima.

"Calma boneca", provocou Tasso.

O relatório pediu a cassação do presidente da Casa.

(O Globo- Sinopse Radiobrás


* O Conselho de Ética do Senado decidiu ontem que será aberta a votação do processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar.

A votação do parecer dos relatores Renato Casagrnade (PSB-ES) e Maria Serrano (PSDB-MS), que opinam pela perda de mandato, e o do relator Almeida Lima (PMDB-SE), que inocenta Renan, ocorrerá quarta-feira.

(O Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* Em um dia de muita confusão e bate-boca, os senadores adiaram a votação do parecer sobre o presidente da Casa, Renan Calheiros, para o dia 5.

O adiamento foi resultado de uma manobra de aliados do senador.

Dois dos três relatores pediram a cassação de Renan depois de uma votação na qual foi derrubada a proposta de voto secreto.

Para a oposição, o adiamento não altera mais o desfecho do caso.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)


* Pedida a cassação de Renan

Relatório pedindo a cassação do mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi apresentada ontem no Conselho de Ética da Casa por dois dos relatores do processo, Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS).

Foi uma sessão tumultuada, em que o outro relator, Almeida Lima (PMDB-SE), aliado de Renan e o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), trocaram insultos e quase se agrediram.

O principal estopim para a briga foi a discussão sobre a votação do relatório ser secreta ou aberta, o que acabou prevalecendo.

Mas o pedido de vista adiou a decisão para quarta-feira.

(Estado de Minas - Sinopse Radiobrás)


* Renan ganha tempo

* Pedido de vista do processo adia decisão do Conselho de Ética sobre cassação para quarta-feira.

Apesar do sucesso na manobra, aliados do presidente do Senado não conseguiram impedir que a votação seja aberta, decisão tomada após muita confusão.

(Jornal do Commércio (PE) - Sinopse Radiobrás)




quinta-feira, 30 de agosto de 2007

PRESIDENTE LULA E OS 40 INDICIADOS

* Mensalão abre guerra política

A decisão do STF de tornar réus todos os 40 denunciados no escândalo do mensalão foi a senha para a deflagração de uma batalha política na qual se antecipam os palanques das eleições municipais de 2008.

Ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Geraldo Alckmin cobraram a inclusão do presidente Lula entre os culpados pela compra de apoio político no Congresso.

A oposição quer fazer a crise respingar, enfim, na imagem presidencial. Lula e o PT respondem dizendo que o julgamento do governo veio na reeleição.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)


* Na primeira manifestação pública desde que o Supremo iniciou o julgamento dos acusados de participar do mensalão, no dia 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a oposição tentou atingi-lo com o episódio, mas que "61% do povo deu a resposta na eleição do ano passado".

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


Opinião do Blog:

"Dois pesos e duas medidas"

O Presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores querem se eximir das culpas pelas recentes trapalhadas dos "aloprados do PT", mas insistem em atribuir às Forças Armadas e, aos atuais servidores militares, as responsabilidades pelos atos praticados, há mais de 40 anos, por uma minoria de chefes militares e de "desajustados" militares repressores e torturadores, que nunca foram apoiados pela maioria dos que serviram, mesmo durante os "anos de cumbo", muito menos peolos atuais integrantes das Forças Armadas.

Por outro, os militares injustiçados, discriminados, por Atos Institucionais, hoje anisticados, os quais se orgulham do Brasil, das Forças Armadas e da sua condição de militares não concordam com a sizania espalhada por desajustrados "revanchistas" que, em nome de interesses inconfensáveis, insistem em enxovalhar, não só as instituições, destinadas à defesa da pátria, mas a honra, o pundonor, os princípíos e as virtudes militares, cujos exemplos, nem sempre, são seguidos por determinados setores do serviço público federal.

O resgate do respeito às instituições militares e aos seus servidores é uma tarefa comum aos militares da ativa, da reserva e reformados, inclusive, os injustiçados, cassados, discriminados e tardiamente anistiados, cujos prejuízos, principalmente, os consequentes da interrupção da carreira, ainda não totalmente reparados, mas que poderá ser compensado pelo, também, resgate da verdadeira história das suas lutas em pról das grandes causas nacionais e, consequentemente, pelo melhor conhecimento da verdadeira motivação e execução do golpe de 1964 e, dos desmandos cometidos no sentido de sua manutenção, durante mais de duas décadas.



.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou que considera injusta a decisão do STF de acatar as denúncias contra ele

* O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu divulgou ontem uma nota criticando o resultado:

"A decisão do Supremo Tribunal Federal de aceitar parcialmente a denúncia contra mim formulada pelo procurador-geral da República é injusta, mas não me surpreende, diante das circunstâncias que cercaram esse julgamento".

Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou ontem que considera injusta a decisão do STF de acatar as denúncias contra ele.

Dirceu só se pronunciou sobre o assunto por meio de uma nota em seu site na internet, na qual volta a dizer que acusações de chefiar a "quadrilha" que operava o esquema do mensalão foram lançadas sobre ele sem qualquer prova.

(O Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


domingo, 26 de agosto de 2007

Ministério Público Federal comprova a existência de recursos públicos no pagamento do "mensalão" a políticos da base aliada


* Perícia comprova emprego de dinheiro público no mensalão

Um laudo anexado pelo Ministério Público Federal ao inquérito do mensalão comprova que havia recursos públicos na farta distribuição de dinheiro a políticos da base aliada.

Verbas repassadas pelo Ministério do Esporte à agência SMP&B, de Marcos Valério, foram parar três dias depois com Anita Leocádia, assessora do deputado Paulo Rocha (PT-PA), informa Alan Gripp.

(O Globo- Sinopse Radiobrás)

sábado, 25 de agosto de 2007

Renan falou a portas fechadas, por cerca de duas horas, aos senadores Renato Casagrande, Marisa Serrano, Almeida Lima e Leomar Quintanilha

* Em seu último gesto antes de ser julgado pelo Conselho de Ética, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou, segundo os relatores, que seu motorista sacava periodicamente pequenos montantes de dinheiro na Costa Dourada Veículos, em Maceió.

Renan falou a portas fechadas, por cerca de duas horas, aos relatores - Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE) - e ao presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

A intenção era sanar inconsistências em seus documentos apontadas na perícia da PF.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás - 24/08/2007)

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Com um rebanho que se multiplicou ao longo dos últimos anos, mas sem registros de despesas para manter a criação de gado nas fazendas...

...a contabilidade rural do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), "implica em resultado fictício", segundo os peritos da Polícia Federal.


Segundo o laudo da PF, a principal lacuna na atividade rural declarada pelo senador não é o valor de venda do gado mas a ausência de recibos que provam despesas de custeio nas fazendas.

Além disso, essa falta de registros gerou distorções em sua evolução patrimonial.


(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás 23-08-07)

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza e o Processo que pode levar à cassação do senador Gim Argello

* O Procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, diz que ficou surpreso com mudança de voto de desembargador do TRE-DF.

Por isso, pediu ao TSE que analise ação do PCdoB sobre suposto uso eleitoral de propaganda da Caesb.

Processo pode levar à cassação do senador Gim Argello.

(Correio Braziliense - Sinopse Radiobrás)

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Troca troca de Partidos é semelhante nos governos de FH e de Lula

* Infidelidade se mantém no governo LulaLevantamento mostra que, no primeiro ano de cada um dos dois mandatos do governo Lula, 147 deputados mudaram de legenda.

Número é exatamente igual aos períodos correspondentes na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Trocas se concentraram em momento posterior às eleições.

(Correio Braziliense - Sinopse Radiobrás)

domingo, 19 de agosto de 2007

Empresário João Lyra apresentou mais um indício da participação de Renan Calheiros na aquisição de rádios em Alagoas (Correio Brasiliense)

* Em ofício assinado em 2005, o senador comunica a renovação de licença para emissora.

(Correio Brasiliense – Sinopse Radiobrás - 18-08-07)

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Sérgio Cabral, puxou vaias

* O governador do Rio, Sérgio Cabral, puxou vaias para 11 manifestantes que protestaram contra o presidente Lula: "São pequenos-burgueses". (O Globo – Sinopse Radiobrás)

NOVA DENÚNCIA CONTRA PRESIDENTE DO SENADO

* A Mesa Diretora do Senado aceitou ontem a terceira denúncia apresentada contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Por unanimidade, foi decidido que será investigada a acusação de que ele comprou um jornal e duas emissoras de rádio e os registrou em nome de "laranjas". A reunião da Mesa foi presidida por Álvaro Dias (PSDB-PR). ((Estado de São Paulo – Sinopse Radiobrás)

VÔO FREE

* O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fez pelo menos seis vôos durante a campanha de 2002 sem pagar pelo uso das aeronaves, segundo documentos da empresa de táxi aéreo Lug obtidos pela Folha. (...)(Folha de São Paulo – Sinopse Radiobrás)

GOVERNADOR DO RIO É VAIADO COM LULA

* Vaiado em uma solenidade em Campos, o governador Sérgio Cabral reagiu pedindo que a platéia respondesse com um coro de apupos. Ao seu lado, o presidente Lula acusou os manifestantes, que usavam narizes vermelhos, de "ofenderem a classe dos palhaços". (Jornal do Brasil – Sinopse Radiobrás)

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

* Pedro Passos renuncia A Operação Navalha, que pôs Pedro Passos na prisão em maio, levou ontem a um corte ainda mais profundo na carreira do deputado distrital. Com medo de ser cassado pela Câmara Legislativa, que apura sua participação na Máfia das Obras, ele decidiu renunciar ao mandato. Se fosse julgado e perdesse os direitos políticos, ficaria inelegível por 11 anos. Com a renúncia, poderá participar das eleições 2010. Igualzinho a seu mentor político, Joaquim Roriz, que renunciou em julho para não ter de enfrentar processo de cassação no Senado. (Correio Braziliense - Sinopse Radiobrás)

terça-feira, 14 de agosto de 2007

STF confirmou condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) que o obriga a ressarcir os cofres do Estado por prejuízos causados pela Paulipetro

* O STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) que o obriga a ressarcir os cofres públicos do Estado de São Paulo por prejuízos causados pelo consórcio Paulipetro, que buscou petróleo e gás na bacia do rio Paraná, quando era governador (1979-1982), mas não encontrou.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás )

domingo, 12 de agosto de 2007

Lourdes Sola, cientista política da USP: PSDB tem enorme "déficit de comunicação política" que o prejudica diante do "superávit de comunicação" do PT

* O PSDB tem um enorme "déficit de comunicação política" que o prejudica diante do "superávit de comunicação" do PT, analisa a cientista política Lourdes Sola, da USP.

O partido tem "enorme pudor" de se apropriar das próprias realizações, diz.

(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)

sábado, 11 de agosto de 2007

Como Renan Calheiros, um terço dos senadores são proprietários de rádio

* A dificuldade de investigar o uso de laranjas pelo presidente do Senado na compra de emissoras de rádio esbarra em um ponto.

Como Renan, um terço dos senadores tem rádio. (Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é denunciado por funncionario pela retirada de documento sigiloso da CPI do Apagão

(O Globo - Sinopse Radiobrás)

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Presidente do Senado, Renan Calheiros, assinou decreto legislativo aprovando concessão de rádio para empresa, supostamente, de sua propriedade

* O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assinou anteontem um decreto legislativo aprovando uma nova concessão de rádio para a empresa JR Comunicação, que, segundo a revista "Veja" desta semana, pertence ao próprio senador, por intermédio de laranjas.

O decreto legislativo 158 foi assinado por Renan, na condição de presidente da Casa, e publicado ontem no "Diário Oficial" da União.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Oposição no Congresso quer convocar o chanceler Celso Amorim para explicar a deportação dos dois pugilistas cubamos que desertaram durante o Pan

* A oposição protestou no Congresso e quer convocar o chanceler Celso Amorim para explicar por que foram deportados para Cuba os dois pugilistas que desertaram durante o Pan.

O procurador Artur Gueiros criticou a decisão.

(O Globo - Sinopse Radiobrás)

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Oposição perplexa com a preservação da popularidade do presidente Lula

A oposição ficou perplexa com o fato de a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter caído, mesmo depois da crise no setor aéreo.

"Essa inércia do eleitorado em relação a crise não corresponde ao que eu vejo, ao que eu escuto nas ruas" diz o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (PT).

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)

sábado, 4 de agosto de 2007

Luiz Paulo Conde, na campanha pela prefeitura do Rio, recebeu R$ 50 mil de Renan Leite, condenado a prisão por adulterar combustíveis

* Na campanha pela prefeitura do Rio, em 2004, o futuro presidente de Furnas, Luiz Paulo Conde, recebeu R$ 50 mil de Renan Leite, condenado a seis anos de prisão por chefiar quadrilha que adulterava combustíveis no Rio.

(O Globo - Sinopse Radiobrás)

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, é nomeado pelo Presidente Lula para Furnas

* Com a nomeação do ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde para Furnas, o presidente Lula abriu ontem o pacote de nomeações das estatais.

Se não houver negociação, parlamentares do PMDB, PR, PP e PTB ameaçam autorizar a divisão da CPMF e da Desvinculação das Receitas da União (DRU) com Estados e municípios.

Na mira dos partidos estão Eletrobrás, Eletronorte e Eletrosul e as diretorias da Petrobras, a presidência da BR Distribuidora e o comando dos portos em todo o País.

(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)