sábado, 30 de abril de 2011

ACM Neto: ‘Política vive uma síndrome do adesismo’

‘O Maior amigo de Serra  no DEM  está no colo de Dilma’
‘Kassab partiu para destruir o DEM. Partido não acabou’
‘Projeto da oposição precisa ser construído, não existe’
DEM  e  PSDB  ‘têm  que ter a coragem de ir  para a  rua’

  Sérgio Lima/Folha
O DEM ainda se chamava PFL quando o deputado federal ACM Neto obteve seu primeiro mandato, em 2002. Chegou à Câmara numa má hora.
Seu partido assumira o poder pouco depois de as caravelas de Cabral aportarem em Porto Seguro. Com a eleição de Lula, virou oposição.
Herdeiro de uma dinastia cevada à base de cargos e verbas, o neto de ACM e sobrinho de Luis Eduardo Magalhães vive o seu pior momento.
Líder de uma legenda à deriva, ele desperdiça saliva tentando convencer os liderados de que oposição não é sentença de morte política.
“A gente tenta mostrar que pode ter um projeto futuro, mas boa parte dos políticos só enxerga o dia de amanhã. Os políticos acham que só sobrevivem nas barras da saia do governo”.
ACM Neto falou ao repórter Leandro Loyola. O resultado da conversa foi às páginas da revista ‘Época.
A pregação do líder surte pouco efeito. Apartados dos cofres há quase uma década, os partidários de ACM Neto parecem exaustos da privação.
“A política vive a síndrome do adesismo”, ele reconhece. Vê na trajetória do ex-PT um modelo de ação:
“O PT viveu mais tempo na oposição do que está vivendo no governo. [...] Foi menor do que o DEM é hoje. [...] Teve um projeto claro, soube ir para as ruas e soube conquistar o poder”.
Advoga para a opositores de hoje um fórmula análoga. Além de elaborar uma plataforma, “que não existe”, acha que a oposição tem de perder o medo de ir às ruas.
Em 1995, quando FHC iniciou o seu primeiro mandato presidencial, o DEM era a segunda maior bancada do Congresso.
Sob o tucanato, chegou a presidir as duas Casas do Legislativo: o avô de ACM Neto comandava o Senado. O tio dava as cartas na Câmara.
Ex-Arena e ex-PDS, o pefelê virou DEM. Depois, pôs em pé um projeto de poder voltado para o ano 2000. Permitia-se sonhar com o Planalto.
Hoje, sem projeto, o DEM assiste à migração de seus quadros para o PSD do ex-filiado Gilberto Kassab e flerta com a ideia de fundir-se ao PSDB.
Os devaneios presidenciais foram substituídos pelo pesadelo do risco de extermínio. Bornhausen, ex-timoneiro do ‘Projeto 2000’, faz as malas.
Contra todas as evidências, ACM Neto diz que seu partido “não acabou”. E capricha nos ataques a Kassab:
“Eu não posso conceber que o maior amigo de Serra no DEM esteja no colo de Dilma”. Vão abaixo algumas das declarações de ACM Neto:
– A sedução do governo: A política brasileira vive a síndrome do adesismo. Muitos se dirigem a mim envergonhados: “Olha, gosto de você, gosto dos meus amigos de partido, devo muito ao Democratas, no entanto eu só vou sobreviver se virar governo”. A gente tenta mostrar que pode ter um projeto futuro, mas boa parte dos políticos só enxerga o dia de amanhã. Os políticos acham que só sobrevivem nas barras da saia do governo.
– A resistência: [...] Uma democracia forte não se sustenta sem uma oposição combativa. [...] O PT viveu mais tempo na oposição do que está vivendo no governo. Em dado momento, o PT foi menor do que o DEM é hoje e, no entanto, teve um projeto claro, soube ir para as ruas e soube conquistar o poder.
– A falta de estratégia: [...] A oposição precisa sair dos corredores do Congresso e ir para as ruas. Tem de acabar com esse medo de ir para as universidades debater, medo de ir para os sindicatos debater, medo de ir para as fábricas discursar, medo de buscar os jovens. Esse ambiente do Congresso é um ambiente onde todo mundo está protegido. Tem de ter a coragem de ir para a rua.
– A ausência de discurso: Uma plataforma da oposição precisa ser construída, ela não existe. Os partidos precisam fazer pesquisas, discutir e ter um arcabouço de propostas nacionais e locais. Acabou essa história de um candidato a presidente achar que vai assumir um discurso nacional ou conhecer a realidade local na véspera da eleição. Outra tarefa é fiscalizar o governo.
– O DEM acabou? Não, o partido não acabou. O Kassab partiu para destruir o DEM. Só que nós temos parlamentares que têm compromisso com o país – porque manter o DEM de pé, manter a oposição viva é ter compromisso com o país e com a democracia.
– O contra-ataque: Eu não posso conceber que o maior amigo de [José] Serra [candidato do PSDB à Presidência em 2010] no DEM esteja no colo de Dilma.
– A incoerência: Eu fiquei abismado quando vi a senadora Kátia Abreu dar uma entrevista dizendo que estava “louca para falar com a Dilma”. Eu, que já tive oportunidade de ouvir a senadora Kátia Abreu fazer comentários sobre o PT, Dilma, Lula – prefiro publicamente não reproduzir as coisas que ouvi –, fico assustado de ver a incoerência das pessoas.
– O que acha do PSD? Partido Sem Decência. A maioria das pessoas que compõem o PSD são pessoas sem expressão política. Eu não posso acreditar num partido que diz que não é de governo nem de oposição; não é de direita, não é de centro, não é de esquerda.
– A fusão com o PSDB: No dia 5 de outubro vencerá o prazo das filiações partidárias para quem vai disputar a eleição de 2012. De que adianta falar de fusão, se até 5 de outubro seria impossível concluir um processo de fusão? Eu acho que o DEM tem de fazer sua reestruturação, o PSDB tem de se fortalecer e, aí sim, os partidos – de preferência incluindo o PPS – precisam aproximar suas estratégias eleitorais.
– A candidatura a prefeito de Salvador: Essa decisão não está tomada. Eu acho que já cumpri meu papel no Parlamento. Disputar ou não em 2012 vai depender do contexto político e do projeto nacional. Se o momento não for adequado, eu posso aguardar até 2014.
Escrito por Josias de Souza às 05h38

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dutra anuncia oficialmente saída da presidência do PT (Postado por Erick Oliveira)

Em discurso durante a reunião do Diretório Nacional do PT na manhã desta sexta-feira (29), o presidente licenciado da sigla, José Eduardo Dutra, anunciou oficialmente sua renúncia ao comando partidário, motivada por problemas de saúde.
“Alguns companheiros aconselharam que eu poderia renovar a minha licença, mas avaliei que não seria justo nem comigo nem com o PT. Tomei uma decisão sobre a qual tenho total responsabilidade: sair agora da presidência do PT. O partido define seu novo presidente e eu me cuido”, afirmou Dutra para os aplausos dos militantes petistas.
Com a saída de Dutra, o partido deve efetivar no comando o vice-presidente, Rui Falcão, que ocupa a presidência interinamente. Falcão deve ficar até 2013, quando os petistas realizarão novo processo de eleição direta.
Ao falar aos integrantes do diretório nesta manhã, durante pouco mais de 20 minutos, Dutra afirmou que as especulações sobre a sua continuidade no comando do partido foram determinantes para a decisão de abdicar da presidência.
“Se vocês acompanharam, a minha primeira licença foi de 15 dias. Na véspera do 15º dia, já começaram a especular: 'volta, não volta, vai ficar três meses fora'. Não é justo com o PT, porque gera instabilidade, porque o partido tem tarefas urgentes na conjuntura política [eleições 2012], e ruim para mim porque essa indefinição gera estresse”, argumentou.
Amigo de Dutra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu à sede do partido nesta sexta. Ele era presença aguardada no último pronunciamento do colega como presidente do PT. O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, além de deputados senadores acompanharam o pronunciamento.
O presidente petista que deixa o cargo sofre de hipertensão e teria desenvolvido depressão por conta dos problemas de saúde. Ele afirmou que, embora afastado do comando, vai continuar na militância. “Quero dizer que continuo. Vou deixar a presidência, mas vou continuar militando no partido.”
Sucessor
Na noite desta quinta, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), já havia revelado que o atual vice-presidente nacional da sigla seria indicado para substituir Dutra.
"Na reunião da nossa chapa, o nome dele foi apoiado por todos e vai ser apresentado ao Diretório Nacional nesta sexta como o nome para dirigir o PT até 2013, quando teremos novo processo de eleição direta", afirmou Costa.
O nome de Falcão, que já comanda o partido durante a licença médica de Dutra, foi aprovado por unanimidade na reunião do grupo que o apoia.
 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dilma considera "erro" Dutra renunciar ao comando do PT

Presidente do PT está licenciado desde 22 de março devido à problemas de saúde
Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff vai fazer um último apelo para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, não renunciar ao cargo e prolongar sua licença médica até setembro, quando o partido promoverá um congresso para reformar seu estatuto.
O governo avalia que uma sucessão apressada poderia criar problemas. Tanto Dilma quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão dispostos a evitar a troca de comando agora.
Na conversa que manteve com Lula, na última segunda-feira (25) à noite, no Rio, Dutra disse não se sentir confortável em deixar o partido aguardando por sua recuperação e afirmou que iria renunciar ao cargo amanhã, na reunião do Diretório Nacional do PT. Dutra está licenciado do cargo desde 22 de março, por causa de crises hipertensivas, que culminaram com forte depressão.
Dilma iria ao Rio nesta quinta-feira (28), para uma agenda de trabalho, mas adiou a viagem para sexta-feira (29). Ela tentará encontrar-se pessoalmente com Dutra antes da reunião do PT. Se não conseguir, conversará por telefone.
Para a presidente, é um "erro" Dutra renunciar ao cargo, já que ele tem mandato até 2013 e pode renovar a licença.
Mesmo se Dutra se mantiver irredutível, a corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) vai propor que o novo presidente do PT seja escolhido só em setembro. A ideia é que o deputado estadual Rui Falcão, primeiro-vice-presidente, fique no cargo nesse período.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Walter Feldman anuncia saída do PSDB (Postado por Erick Oliveira)

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Walter Feldman, um dos fundadores do PSDB, anunciou nesta segunda-feira (25) que vai deixar o partido. Ele atribuiu a decisão ao desgaste causado pela sucessão do diretório municipal de São Paulo. Em 10 de abril, o PSDB paulistano elegeu o secretário estadual de Gestão, Julio Semeghini - fiel ao governador Geraldo Alckmin -, para a presidência do diretório municipal.
Insatisfeitos por não obterem lugar na direção do partido, vereadores paulistanos anunciaram a saída. Feldman, que tem forte ligação com os dissidentes, disse que sua permanência na legenda  tornou-se "insustentável".
Ele deixou claro que a hostilidade do grupo eleito para a nova direção do PSDB com os vereadores ocorreu em razão de ressentimentos por causa do apoio dos parlamentares tucanos a Kassab durante a eleição municipal de 2008. "Com a saída dos vereadores, minha permanência ficou insuportável. A exclusão dos vereadores não era esperada. Eles (o grupo ligado a Alckmin) não conseguiram entender que aquilo era embate político", disse Feldman. "Isso é aniquilamento de nossos melhores."
Feldman deixa nesta semana a Secretaria de Esportes de São Paulo. Ele foi nomeado pelo prefeito Kassab secretário especial da Comissão de Procedimentos Administrativos e vai acompanhar, por sugestão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os preparativos da cidade de Londres para os Jogos Olímpicos de 2012 e, assim, usar essa experiência em São Paulo, uma das candidatas à abertura da Copa de 2014.
Ele afirmou que sua saída do PSDB não tem nada a ver com o PSD, partido criado por Kassab. "Estou saindo do PSDB por causa do meu desconforto com o aniquilamento de nossas melhores lideranças", disse. "Não tenho convite do prefeito Kassab. Esse é um movimento de saída do PSDB."

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Deputado Chalita é convidado para disputar prefeitura de SP pelo PMDB (Postado por Erick Oliveira)

O vice-presidente Michel Temer convidou o deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP) a disputar a prefeitura de São Paulo pelo PMDB. Segundo a assessoria de Temer, o vice-presidente afirmou que “as conversas com Chalita” para que ele deixe o PSB “estão avançadas”.
O PMDB espera que o deputado dê uma resposta final até maio. De acordo com a assessoria de Temer, todas as condições para que ele aceitasse o convite já foram atendidas pelo partido.
O G1 tentou contato nesta sexta-feira com os assessores de Gabriel Chalita em São Paulo, mas eles não atenderam aos telefonemas.
Vereador campeão de votos em São Paulo, Chalita se desligou do PSDB em setembro de 2009 para se filiar ao PSB. Em outubro de 2010, ele saiu vitorioso na disputa para deputado federal.
Chalita estaria interessado, agora, em migrar para um partido que desse a ele condições de disputar um cargo de expressão em São Paulo, como a prefeitura paulistana.


 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dividido, PSDB sangra e perde lideranças

19/4/2011 8:36,  Por José Dirceu - de São Paulo
Aécio Neves
Aécio Neves tende a liderar o que restar do PSDB

Uma debandada de 5 vereadores da Câmara Municipal paulistana que abandonaram o PSDB – ia ser 7, mas gestões do governador Geraldo Alckmin seguraram 2 – alastrou o racha no PSDB agora para todos os níveis, já que o partido está dividido entre Alckmin e José Serra no Estado, e entre este e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no país.
No fundo, o PSDB vive a mesma crise que o DEM, de falta de projeto e alternativas para o Brasil. O partido dos tucanos não consegue sair da crítica e não tem propostas, já que precisa se reinventar e não consegue, uma vez que estas divisões e a luta precoce pela candidatura presidencial em 2014 dominam o partido.
José Serra, Alckmin e Aécio já estão em campanha para 2014.

Com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso correndo por fora e atirando para todos os lados em seu esforço de fazer o partido pensar o futuro e repensar a si próprio e ao país. Mas, pelo visto e resultados colhidos até agora, sem sucesso.

Lideranças novas mesmo,
no lado do tucanato, nada


Lideranças novas, mesmo, que é bom, no lado do tucanato, nada.  As poucas estão caladas, assistindo ao abandono do partido por lideranças históricas como o ex-ministro da Fazenda, Bresser Pereira, cujo afastamento do PSDB adquire uma grande simbologia.

O mais grave, porém, é a debandada de lideranças e parlamentares que aderiram ao tucanato com a expectativa de poder – caso de toda a ala do prefeito paulistano, Gilberto Kassab – e que agora abandonam o  ninho tucano e vão para o berço do novo partido de Kassab, o PSD, driblando assim a fidelidade partidária.

Mudam, até porque não há no PSDB um debate de fundo, que reconheça a necessidade de o partido repensar o Brasil e as mudanças implantadas pela era Lula, que ainda não se encerrou.

Por isso, pela debandada dos tucanos da Câmara de São Paulo, e com a fundação do PSD pelo prefeito Kassab, Bresser e os vereadores podem ter sido os primeiros de muitos a arrumar as malas e partir do PSDB de Aécio e Serra.

As mais acessadas do CdB

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vereadores do PSDB em SP anunciam saída do partido (Postado por Erick Oliveira)

O vereador Gilberto Natalini (PSDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (18) que sete parlamentares deixarão o partido em são Paulo. De acordo com ele, a decisão foi tomada em razão da dificuldade em dialogar com o grupo ligado ao novo presidente do diretório municipal, Júlio Semeghini. O  grupo inclui o atual presidente da Câmara Muncipal, José Police Neto, e os vereadores Gilberto Natalini, Juscelino Gadelha, Ricardo Teixeira, Dalton Silvano, Adolfo Quintas e Souza Santos. "Queremos comunicar nosso desligamento do partido neste momento", disse Natalini, em entrevista realizada no Auditório Tiradentes da Câmara Municipal de São Paulo.
Adolfo Quintas e Souza Santos não compareceram. As chefias de gabinete dos dois disseram que só eles podem falar sobre o assunto.
No dia 10, os integrantes do PSDB elegeram para a presidência do partido o atual secretário estadual de Gestão, Júlio Semeghini, aliado do governador Geraldo Alckmin. A bancada de vereadores abandonou a reunião argumentando que não foi atendida a reivindicação para que ficasse com a secretaria-geral. Uma nova tentativa de acordo foi feita na quinta-feira (15), sem sucesso.
Na quinta-feira, os vereadores estavam confiantes na possibilidade de acordo, com a cessão de espaço para três parlamentares paulistanos na secretaria-geral, na primeira tesouraria e de um vogal, mas a reunião terminou sem acordo.
Semeghini foi aliado do governador Geraldo Alckmin quando ele enfrentou resistência dentro do PSDB a seu nome como candidato do partido à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2008. Na época, parte dos vereadores apoiou o então candidato do DEM, Gilberto Kassab. Semeghini ocupa o lugar do atual presidente do PSDB de SP, José Henrique Reis Lobo.
Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta segunda-feira (18), Semeghini ainda tinha esperanças de manter os vereadores. Ele negou, inclusive, que houvesse uma crise no PSDB.
Apesar da saída, os vereadores não anunciaram seu futuro político. O recém-criado PSD, do prefeito Gilberto Kassab, pode atrair parte dos vereadores. Com o anúncio desta segunda
assab, pode atrair parte dos vereadores. Com o anúncio desta segunda, a bancada do PSDB deixa de ter 13 integrantes. Os vereadores Claudinho, Floriano Pesaro, Aníbal de Freitas, Gilson Barreto, José Rolim, e Tião Farias continuam no PSDB.

Deputado do PDT que rejeitou benefícios cria inimigos na Câmara




Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília

* José Antônio Reguffe (PDT-DF) foi o deputado proporcionalmente mais votado do país nas eleições José Antônio Reguffe (PDT-DF) foi o deputado proporcionalmente mais votado do país nas eleições

"Eu quero falar sobre as minhas propostas. As propostas." Deputado proporcionalmente mais votado do país aos 38 anos de idade, José Antônio Reguffe (PDT-DF) quer evitar rótulos depois de já ter se tornado um incômodo para vários colegas. Novato na Câmara, abriu mão de uma série de benefícios, de forma irrevogável e sem precedentes. Defensor da austeridade no Congresso, onde é chamado de demagogo e de Dom Quixote por (muitos) adversários, ele cobra mais ousadia nos cortes de gastos públicos do governo da presidente Dilma Rousseff.
Com mais de 266 mil votos, ou 19% dos eleitores no Distrito Federal, o economista carioca ganhou destaque na Câmara Distrital durante o escândalo que levou à queda do então governador, José Roberto Arruda. Lá, tomou medidas semelhantes às que adotou no Congresso Nacional no início de seu primeiro mandato. Abriu mão dos 14º e 15º salários, rejeitou a cota de passagens aéreas, fixou em nove o número de assessores de gabinete –poderiam ser 25–, e descartou receber qualquer verba indenizatória até o fim do mandato.
"Se o político faz algo errado, jogam pedra. Se faz o que é certo, querem julgar a intenção. Eu pelo menos estou fazendo a minha parte. Tudo que eu proponho eu dou exemplo antes no meu gabinete", disse Reguffe ao UOL Notícias. "Quem dera tantos fossem demagogos como eles acham que eu sou. O contribuinte agradeceria. A população hoje não acredita na classe política. Isso é culpa dos personagens, por desvios éticos inaceitáveis. Mas também é culpa do sistema como um todo. Um sistema que os políticos profissionais não querem mudar."
De acordo com cálculos do pedetista, ao final do seu mandato ele terá economizado aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões com suas medidas. Se todos os 513 deputados tomassem as mesmas iniciativas, a economia seria de mais de R$ 1,2 bilhão –embora esteja nesse valor o auxílio-moradia, fundamental para parlamentares de fora de Brasília. "Podem me criticar por qualquer coisa, menos dizer que eu não fiz no meu mandato exatamente o que disse que ia fazer na minha campanha”, afirma Reguffe. "Isso que fiz é compromisso de campanha."

Deputado do PDT que rejeitou benefícios cria inimigos na Câmara

Ver em tamanho maior
Foto 1 de 5 - Deputado proporcionalmente mais votado do país aos 38 anos de idade, José Antônio Reguffe (PDT-DF) abriu mão de uma série de benefícios na Câmara, de forma irrevogável e sem precedentes, o que gerou inimizades Divulgação
Governo e propostas
Eleitor de Marina Silva (PV) na disputa presidencial, o pedetista aprova as medidas "impopulares, mas necessárias" de Dilma na área econômica, como o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no uso de cartão de crédito no exterior e os cortes no orçamento, que superam os R$ 50 bilhões. Mas acredita que é pouco diante do "governo gordo" que gasta 90% do que arrecada com custeio da máquina. "O Estado não tem de ser eficiente. Precisamos fazer um choque de gestão para que o Estado cumpra sua função", disse.
Um dos alvos do deputado em seus primeiros meses de Congresso é o projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, aprovado esta semana e que destinará R$ 20 bilhões em financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a uma obra que ele considera "uma corrupção das prioridades". “Temos que investir em educação, saúde e segurança pública. Não é prioridade construir um trem”, disse ele, pausadamente, por conta de uma gripe pesada, mas que não o impediu de ir às votações na Câmara na quarta-feira (13).
O deputado defende, entre outras medidas de austeridade, a redução do número de ministérios e dos cargos de confiança. Ele também defende uma correção nos limites de isenção da tabela de Imposto de Renda, o que aliviaria a carga tributária sobre assalariados e membros da classe média. "O governo só propõe corrigir a tabela em 4,5%, abaixo da inflação no período. Se usarmos o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 1%, podemos diminuir a defasagem na tabela. A proposta atual aumenta mais a carga tributária", disse.
Ao lado de colegas que o criticam e fazem piada do seu jeito espartano, ele atua na comissão pela reforma política com cinco propostas: acabar com a reeleição para cargos majoritários e limitação de uma recondução em cargos legislativos; voto distrital; fim do voto obrigatório; abertura para revogação de mandatos de eleitos que não cumpram seus compromissos e campanha e financiamento público de campanha, com possibilidades idênticas para todos os partidos. "Tem de ganhar pelo conteúdo, e hoje é uma competição para arrecadar", avalia.
Da mesma forma que fez na Câmara Distrital, onde não faltou em nenhuma sessão ordinária ao longo de seu mandato, Reguffe participa da Comissão de Defesa do Consumidor no Congresso. Defende o fim da assinatura básica de telefone, água e luz. Os planos de saúde também atraem a antipatia do pedetista. "Precisam ser fiscalizados", afirmou. Simpatia ele só se permite ter em público pelo catolicismo –frequenta missas todos os domingos– e pelo Flamengo. "Nenhum dos dois é por demagogia", brinca. "Nem o resto."

domingo, 17 de abril de 2011

Aécio é parado em blitz e recusa-se a fazer teste do bafômetro

Habilitação de Aécio é apreendida

Agora São Paulo - ‎há 1 hora‎
Por se recusar a fazer o teste do bafômetro e por dirigir com a carteira de habilitação vencida, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve o documento apreendido em blitz da Operação Lei Seca, na madrugada de ontem, no Rio de Janeiro. O tucano levou, ainda, ...


segunda-feira, 4 de abril de 2011

A penúltima da selva política: o Índio de dois gumes


  Sérgio Lima/FolhaDepois de deixar o DEM, Índio da Costa formalizou sua adesão ao PSD, o projeto de partido de Gilberto Kassab.
"Vou coordenar o PSD no Rio. A partir de agora vou começar a buscar adesões", disse Índio, depois de se reunir com Kassab.
No Estado de Índio, o PSD do 'ex-demo' será aliado do protogovernista PMDB, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.
“Estaremos ao lado do que for bom pro Rio”, disse Índio.
Cabral e Paes notalilizam-se pela parceria que os une a Brasília. Nasceu sob Lula. Cresce sob Dilma Rousseff.
Significa dizer que o ex-oposicionista Índio promove uma admirável composição com o que considerava abominável.
Vice de José Serra na derrotada chapa de 2010, Índio pintou-se para a guerra. Opôs-se ao PT, a Lula e a Dilma.
Na nova oca, talvez tenha de defender enfaticamente aquilo que atacava vigorosamente.
Está na bica de virar a penúltima novidade da selva em que se converteu a política brasileira: um Índio de dois gumes.
- Siga o blog no twitter.
Escrito por Josias de Souza às 04h27

sábado, 2 de abril de 2011

Vereador mais idoso eleito no Brasil


Vereador mais idoso eleito no Brasil
Terça-feira, 21 de outubro de 2008

Passados 50 anos de seu ingresso na carreira política, aos 89 anos, cearense é eleito vereador nas eleições de 2008


Vereador mais idoso eleito no Brasil
Aos 89 anos e cumprindo seu quinto mandato, Antonio Ferreira da Silva, da cidade de Cedro, no Ceará, é o “Vereador mais idoso Eleito no Brasil” e não poderia ficar de fora do RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros. Candidato pelo PSDB, o recordista, mais conhecido como Bindá, foi eleito com 904 votos para integrar o grupo de nove vereadores do município com 24.607 habitantes, de acordo com o censo do IBGE.

Nascido em 1919, no Sítio Taquari, na zona rural da cidade, o pequeno Bindá chegou a trabalhar na roça ajudando a família, mas acabou se tornando comerciante na cidade. “Meu pai fez um esforço para me mandar para a cidade porque eu não tinha força suficiente para enfrentar o trabalho pesado da agricultura”, conta.

Ele iniciou sua carreira política em outubro de 1958, quando foi eleito parlamentar pela primeira vez. “Nunca perdi uma eleição”, afirma o político que foi eleito vereador três vezes seguidas na década de 1960, exerceu por várias vezes a presidência da Câmara e também já foi vice-prefeito. Para ele o segredo do êxito político é a fé e uma dose de sorte. “Tenho sorte. Deus me ajuda e parece que nasci para fazer política”, declara o recordista.

Sobre a vitória que lhe concedeu o título de vereador mais velho ele diz que estava confiante no resultado e promete continuar na política. “Se Deus me der saúde enfrento uma nova eleição”, afirma.

Redação: RankBrasil

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tiririca contrata dois humoristas como secretários parlamentares

Tiririca contrata dois humoristas como secretários parlamentares

SRZD - ‎há 11 horas‎
O deputado federal Tiririca (PR-SP) contratou dois humoristas como secretários de gabinete. A nomeação de Américo Niccollini e Ivan de Oliveira ocorreu no dia 23 de fevereiro. Os dois trabalham no programa humorístico "A praça é nossa", ...

Após ataque no Afeganistão, ONU faz reunião de emergência

Correio do Estado - ‎há 50 minutos‎
O Conselho de Segurança da ONU decidiu realizar uma reunião de emergência nesta sexta-feira, após o ataque contra um escritório da organização na cidade afegã de Mazar-i-Sharif, que matou ao menos sete funcionários. Na ação, manifestantes revoltados ...
Vídeo: Funcionários da ONU assassinados no Afeganistão euronews

Patriota se reúne com Piñera para falar de comércio

AFP - ‎há 7 horas‎
SANTIAGO — O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, se reuniu nesta sexta-feira com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para falar fundamentalmente de comércio e investimentos recíprocos, afirmou o chanceler chileno Alfredo Moreno depois da ...

«A terra está a tremer por causa das explosões»

TVI24 - ‎há 15 horas‎
As forças leais a Alassane Ouattara, reconhecido pela ONU como presidente eleito da Costa do Marfim, atacaram a residência de Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder. Há registo de fortes combates em Abidjan, a maior cidade do país, ...
Vídeo: Gbabo e Outara: 25 anos de rivalidade euronews

Protestos na Síria deixam ao menos sete mortos

R7 - ‎há 6 horas‎
Milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira (1º) no norte e sul da Síria, e ao menos sete manifestantes morreram por disparos das forças de segurança em Duma, a 15 km de Damasco, nas primeiras manifestações desde que o presidente Bashar al Assad ...
Vídeo: Síria: protestos em todo o país euronews

Japão: 70 mil não sabem quando voltam para casa

TVI24 - ‎há 11 horas‎
Milhares de pessoas que viviam num raio de 20 quilómetros da central de Fukushima-Daiichi estão em abrigos temporários. Governo não sabe quando crise nuclear estará resolvida Mais de 70 mil pessoas que viviam num raio de 20 quilómetros do complexo ...
Vídeo: Japão preparado para longa batalha contra nuclear euronews

Aprovação de Dilma supera início de Lula e FHC, diz Ibope

D24am.com - ‎há 2 horas‎
São Paulo - O índice de aprovação ao governo Dilma Rousseff, em seus três primeiros meses, supera os alcançados pelas gestões de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no início de 1995 e de 2003, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada ...

STJ aumenta produtividade de julgamentos com economia de recursos

Correio do Brasil - ‎há 2 horas‎
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) se destaca entre os tribunais nacionais no cumprimento das metas de julgamentos e de economia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2010, foram julgados mais processos que o número de distribuídos (8,58%), ...

RJ: Bueiro explode em principal avenida de Copacabana e fere 5

Último Segundo - iG - ‎há 21 minutos‎
Segundo testemunhas, tampa atingiu um táxi, asfalto cedeu e houve muita fumaça. Trânsito na região ficou complicado Um bueiro explodiu na noite desta sexta-feira (1º) na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. ...

Dez distribuidoras de energia terão reajuste nas tarifas em abril

Band - ‎há 52 minutos‎
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira que haverá atualização nas tarifas de energia de dez distribuidoras em abril. Segundo a companhia, o reajuste faz parte do calendário anual de atualização de valores. ...

Produtos básicos puxam superávit da balança comercial brasileira

Jornal do Brasil - ‎há 4 horas‎
Brasília - As exportações de produtos básicos garantiram o superávit comercial brasileiro no primeiro trimestre de 2011. Os embarques de trigo em grão aumentaram 292%, puxando o saldo positivo. Mas destaca-se também o crescimento das vendas de minério ...

Dólar fecha com menor cotação nos últimos dois anos

Jornal do Brasil - ‎há 3 horas‎
Os investidores mantiveram o bom humor e jogaram as cotações do dólar lá em baixo. A moeda estrangeira fechou em baixa de 1,10%, a R$ 1,61 na venda. Assim, esta é seu mais baixo valor nos últimos dois anos e meio. Na semana, o dólar acumulou ...

Aposente mouse e teclado, e controle seu Gmail por gestos

IDG Now! - ‎há 3 horas‎
Google revela uma mistura de Gmail com Kinect e anuncia uma vaga de emprego para um "auto-preenchedor". Você já estava ansioso por controlar sua conta do Gmail por movimentos do corpo? Em caso afirmativo, é melhor não admitir. Os espertinhos da Google ...

Anatel homologa e libera para venda o iPad 2

Oficina da Net - ‎há 6 horas‎
Conforme anúncio, as operadoras brasileiras já estão autorizadas a vender o iPad 2. A Anatel homologou as versões Wi-Fi e Wi-Fi + 3G do novo tablet, assim, já pode entrar no mercado nacional. Conforme anúncio, as operadoras brasileiras já estão ...

"PlayStation Phone" chega hoje a 11 países

iG Tecnologia - ‎há 7 horas‎
A Sony Ericsson lançou hoje o Xperia Play, smartphone integrado com o PlayStation, em 11 países. O aparelho está disponível em lojas da Alemanha, Hong Kong, Reino Unido, Rússia, entre outros, e chegará a outros seis países daqui a duas semanas. ...

"I'm loco!", diz Ozzy Osbourne em São Paulo

R7 - ‎há 7 horas‎
Para quem foi apelidado de O Príncipe das Trevas, até que Ozzy Osbourne é bem normal. Começou pela pontualidade: exatamente às 13h desta sexta-feira (1º), o horário previamente combinado, ele iniciou a entrevista coletiva para a imprensa brasileira, ...

As Mães de Chico Xavier

Cinema Com Rapadura - ‎há 2 horas‎
O filme encerra as comemorações do centenário de Chico Xavier e utiliza um novo olhar sobre a vida e obra do médium. “Fale com as mães”, frase dita por Chico Xavier em “As Mães de Chico Xavier” diz muito sobre a proposta desse novo filme ao abordar a ...
Vídeo: Filme "As Mães de Chico Xavier" estreia nos cinemas Jangadeiro Online

Deputado Jair Bolsonaro voltará ao "CQC"

natelinha - ‎há 1 hora‎
Depois da polêmica causada pelas respostas de Jair Bolsonaro no quadro “O povo quer saber”, do “Custe o que Custar”, o deputado voltará ao programa para se defender. Segundo o diretor do programa, Diego Barredo, existe uma discussão maior a ser ...

Nadal não dá chances a Federer e vai à final contra Djokovic em Miami

globoesporte.com - ‎há 39 minutos‎
Na última vez que Rafael Nadal e Roger Federer se encontraram oficialmente, o suíço deu um show e conquistou o título do ATP Finals. Nesta sexta, nas semifinais do Masters 1.000 de Miami, os papéis se inverteram. O número 1 do mundo esteve quase ...

UniCeub/BRB fecha primeira fase com vitória nos últimos minutos

Superesportes - ‎há 1 hora‎
O 1º de abril do fã do basquete candango teve fortes emoções no Ginásio da Asceb. Afinal, um equilíbrio sufocante marcou o último confronto do UniCeub/BRB na primeira fase. O Joinville luta pela vaga nos playoffs, e por isso não vendeu barato a derrota ...

Palmeiras exibe camisa do octacampeonato que usará no clássico

Band - ‎há 12 minutos‎
Palmeiras usará uma camisa mais estrelada no domingo, no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, para comemorar o octacampeonato do clube. O uniforme, divulgado nesta sexta-feira pela assessoria de imprensa do clube, terá o logotipo especial do ...

Número de casos da dengue deve subir nas próximas semanas

O Dia Online - ‎há 4 horas‎
Rio - O número de casos de dengue deve continuar a aumentar nas próximas semanas. A informação é do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. De acordo com o secretário, a previsão foi feita com base nos últimos anos, já que o registro de casos da ...

Corrente Azul pela inclusão da criança autista

Gazeta de Alagoas - ‎há 9 minutos‎
Antecipando as celebrações do Dia do Autismo, a Escola Espaço Educar, localizada no bairro da Ponta Verde, se iluminou de azul aderindo ao movimento mundial de conscientização para inclusão da pessoa autista. "Escolhemos a noite deste 1º de abril para ...
Vídeo: Crianças com autismo enfrentam discriminação Jangadeiro Online

Acordo permite ao Brasil produzir medicamentos contra rejeição de ...

Agora Vale - ‎há 9 horas‎
Um acordo assinado entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz ) ea multinacional Roche permitirá so Brasil produzir o medicamento Micofenolato de Mofetila, indicado contra a rejeição de órgãos transplantados, principalmente rins. Ainda este ano, a Fundação ...

Após suspeita de tortura, Martha Rocha afasta delegado de Botafogo

Jornal do Brasil - ‎há 2 horas‎
Depois de uma denúncia de tortura feita esta semana pelo funcionário de um ferro-velho da Região dos Lagos contra cinco policiais da 10ª DP (Botafogo), a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha decidiu afastar os PMs acusados de envolvimento no caso - que ...

Polícia prende suspeito de matar milionária a pedradas em Niterói

O Dia Online - ‎há 6 horas‎
Rio - A Polícia Civil apresentou, nesta sexta-feira, Róbson Conceição, 19 anos, suspeito de matar a pedradas a designer de interiores Amaly Olímpia de Vasconcelos Tauil, de 59 anos. A mulher foi morta na própria residência, localizada em Piratininga, ...

É preciso constitucionalizar Ficha Limpa, dizem magistrados

DCI - ‎há 4 horas‎
SÃO PAULO – O procurador regional eleitoral de São Paulo, Pedro Barbosa, afirmou nesta sexta-feira (1º) que a Lei da Ficha Limpa não foi fruto da invenção do povo brasileiro. Segundo ele, havia um dispositivo constitucional que não foi regulamentado ...
Edição Brasil padrão  |  Edição Brasil personalizada