PT e DEM estarão no mesmo palanque em Campinas (SP)
MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas
Partidos opositores no campo político nacional, PT e DEM subirão no mesmo palanque e integrarão a mesma aliança política em torno da reeleição do prefeito de Campinas (95 km de SP), Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT).
Tanto PT quanto o DEM já anunciaram o apoio à reeleição do prefeito. Os petistas, no entanto, indicarão um nome para ser o candidato a vice-prefeito.
Além de PT e DEM, a aliança deve contar ainda com PMDB, PP e PTB, além de outros partidos. Dr. Hélio ainda não anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição.
Para o presidente estadual do PT e prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, não há problema em o PT participar de aliança com o DEM porque o PDT está na cabeça da chapa.
"O PDT está na base aliada do governo Lula e seria estranho se o PT não apoiasse Dr. Hélio em Campinas. O DEM é que tem de explicar como está numa chapa com o PDT e o PT", disse Edinho Silva.
Mas a decisão de participar da aliança com Dr. Hélio e com o DEM rachou o PT municipal. Em uma carta aberta, o membro do diretório municipal do PT Leandro Eliel classificou a aliança como "triste".
Membro do diretório nacional do DEM, o deputado federal Guilherme Campos disse que a sigla agiu corretamente ao manter o apoio a Dr. Hélio. Ele foi eleito vice-prefeito com Dr. Hélio nas últimas eleições municipais e deixou o cargo após se eleger deputado.
"O DEM estava na aliança desde o início. Quem entrou agora foi o PT. Não é uma situação cômoda para nós e a Executiva ainda está digerindo esta decisão. Da nossa parte, o compromisso é com a cidade de Campinas", disse o deputado.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial