terça-feira, 4 de novembro de 2008

Obama supera McCain em cinco dos oito estados decisivos

PERFIL

Protestante e descendente de mulçumano, Barack Obama, de 47 anos, é o primeiro negro a concorrer à Casa Branca por um grande partido. Seu nome significa “abençoado” em suaíli, uma das línguas do Quênia, onde estão suas raízes familiares. A carreira parlamentar começou em 1996, em Illinois. Ele é casado há 16 anos e tem duas filhas.
PERFIL DO VICE

Saiba mais sobre Joe Biden, o candidato a vice-presidente na chapa de Barack Obama
PLANTAO


WASHINGTON - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama , supera o republicano John McCain em cinco de oito estados considerados decisivos para a eleição, de acordo com uma série de pesquisas realizadas por Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada nesta terça-feira.

Obama ampliou sua vantagem nacional para 11 pontos percentuais sobre McCain entre os possíveis eleitores americanos, em uma pesquisa diária feita também pelo pool Reuters/C-SPAN/Zogby, em relação aos sete pontos de vantagem que tinha no domingo. A pesquisa telefônica tem uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

As novas pesquisas estaduais mostraram Obama com uma leve vantagem de um ponto na Flórida e de dois pontos em Ohio, dentro de uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais. O democrata tem vantagens maiores em Virginia e Nevada.

Esses quatro estados, todos conquistados por Bush na última eleição, soma um total de 65 delegados eleitorais. Junto com os estados em que o democrata venceu em 2004, dariam ao senador por Illinois 317 votos no colégio eleitoral, muito acima dos 270 necessários para garantir a vitória.

Obama também está à frente por dez pontos percentuais na Pensilvânia, um estado em que McCain apostava como sua melhor possibilidade de ficar com um território conquistado por Kerry em 2004.

" Os indecisos decidiram que o democrata define o papel de mudança "

No estado de Missouri, onde Obama tinha 1% de vantagem na segunda-feira, agora está empatado com 49% para cada candidato.

McCain se impõe a Obama por cinco pontos, 50% contra 45% para o democrata, em Indiana, um estado que não dá apoio a um democrata para presidente desde 1964. Obama planeja uma visita nesta terça a este estado para impulsionar o voto da população.

O republicano tem vantagem de um ponto sobre o democrata na Carolina do Norte, que não se alinha com os democratas desde 1976.

- A liderança de Obama cresceu de um dia para outro quando os indecisos decidiram que o democrata definia o papel de mudança. Parece que pode haver uma grande vitória para Obama, e McCain deve conquistar essencialmente todos os estados que ainda estão em jogo - afirmou o pesquisador John Zogby.

A corrida pela Casa Branca está acirrada em dois estados que oferecem os dois maiores prêmios: a Flórida, com 27 delegados eleitorais, e Ohio com 20. Uma vitória de Obama em qualquer dos dois poderia pôr fim às esperanças de McCain de uma vitória.

Na Flórida, Obama supera McCain com 49% a 48%. Há uma semana, a pesquisa mostrava um empate em 47%. A vantagem de Obama em Ohio é de 49% a 47%, seis pontos a menos do que tinha na segunda-feira.

Obama ampliou sua vantagem em Nevada de oito para 11 pontos, e a agora lidera com 53% contra 42% para McCain.

O democrata também estendeu sua liderança na Virgínia, onde concluiu sua campanha na segunda-feira, de seis para nove pontos, e agora encabeça a disputa com 52% a 43%.

Na pesquisa nacional, Obama registrou na terça-feira fortes vantagens em alguns dos grupos cruciais de eleitores. Obama leva uma vantagem de 24 pontos entre os independentes e de 19 pontos entre as mulheres.

A vantagem de McCain entre os brancos caiu de 13 para sete pontos, e só está atraindo 29% dos hispânicos. Em 2004, Bush conseguiu mais de 40% do apoio hispânico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial