terça-feira, 4 de novembro de 2008

Obama supera McCain em cinco dos oito estados decisivos

PERFIL

Protestante e descendente de mulçumano, Barack Obama, de 47 anos, é o primeiro negro a concorrer à Casa Branca por um grande partido. Seu nome significa “abençoado” em suaíli, uma das línguas do Quênia, onde estão suas raízes familiares. A carreira parlamentar começou em 1996, em Illinois. Ele é casado há 16 anos e tem duas filhas.
PERFIL DO VICE

Saiba mais sobre Joe Biden, o candidato a vice-presidente na chapa de Barack Obama
PLANTAO

* 11h51m
Comparecimento nas urnas é chave para resultado nos EUA
* 11h40m
Obama vota em Chicago acompanhado pela mulher e as filhas

+ notícias
BLOGS
Blogs

Diário de Nova York
Cultura e política na maior cidade americana

MULTIMÍDIA
Multimídia

Vídeo
Comercial de Obama - 3/4
O candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama,paga milhões por comercial de meia-hora em cinco canais de televisão e diz que está na hora da esperança vencer o medo

Fotogaleria
Barack Obama discursa em Ohio

Áudio
Berlusconi não tem preferência clara entre McCain ou Obama
Primeiro-ministro italiano fará de tudo para se tornar 'grande amigo' do próximo presidente dos EUA, conta a correspondente Vera Gonçalves Araújo

LINKS
Links

Página da Campanha

Página do Senado

Blog Oficial da Campanha

The Spirit of Barack Obama

Biografia dos Congressistas

Dados do financiamento da campanha na "Federal Election Comission"

Contribuições da Campanha

Posição dele em assuntos polêmicos

Projetos de Lei

Reta final
Obama supera McCain em cinco dos oito estados decisivos

Publicada em 04/11/2008 às 06h40m
Reuters

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Dê seu voto

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Média: 5,0

Comente
Comentários

WASHINGTON - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama , supera o republicano John McCain em cinco de oito estados considerados decisivos para a eleição, de acordo com uma série de pesquisas realizadas por Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada nesta terça-feira.

Obama ampliou sua vantagem nacional para 11 pontos percentuais sobre McCain entre os possíveis eleitores americanos, em uma pesquisa diária feita também pelo pool Reuters/C-SPAN/Zogby, em relação aos sete pontos de vantagem que tinha no domingo. A pesquisa telefônica tem uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

As novas pesquisas estaduais mostraram Obama com uma leve vantagem de um ponto na Flórida e de dois pontos em Ohio, dentro de uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais. O democrata tem vantagens maiores em Virginia e Nevada.

Esses quatro estados, todos conquistados por Bush na última eleição, soma um total de 65 delegados eleitorais. Junto com os estados em que o democrata venceu em 2004, dariam ao senador por Illinois 317 votos no colégio eleitoral, muito acima dos 270 necessários para garantir a vitória.

Obama também está à frente por dez pontos percentuais na Pensilvânia, um estado em que McCain apostava como sua melhor possibilidade de ficar com um território conquistado por Kerry em 2004.

" Os indecisos decidiram que o democrata define o papel de mudança "

No estado de Missouri, onde Obama tinha 1% de vantagem na segunda-feira, agora está empatado com 49% para cada candidato.

McCain se impõe a Obama por cinco pontos, 50% contra 45% para o democrata, em Indiana, um estado que não dá apoio a um democrata para presidente desde 1964. Obama planeja uma visita nesta terça a este estado para impulsionar o voto da população.

O republicano tem vantagem de um ponto sobre o democrata na Carolina do Norte, que não se alinha com os democratas desde 1976.

- A liderança de Obama cresceu de um dia para outro quando os indecisos decidiram que o democrata definia o papel de mudança. Parece que pode haver uma grande vitória para Obama, e McCain deve conquistar essencialmente todos os estados que ainda estão em jogo - afirmou o pesquisador John Zogby.

A corrida pela Casa Branca está acirrada em dois estados que oferecem os dois maiores prêmios: a Flórida, com 27 delegados eleitorais, e Ohio com 20. Uma vitória de Obama em qualquer dos dois poderia pôr fim às esperanças de McCain de uma vitória.

Na Flórida, Obama supera McCain com 49% a 48%. Há uma semana, a pesquisa mostrava um empate em 47%. A vantagem de Obama em Ohio é de 49% a 47%, seis pontos a menos do que tinha na segunda-feira.

Obama ampliou sua vantagem em Nevada de oito para 11 pontos, e a agora lidera com 53% contra 42% para McCain.

O democrata também estendeu sua liderança na Virgínia, onde concluiu sua campanha na segunda-feira, de seis para nove pontos, e agora encabeça a disputa com 52% a 43%.

Na pesquisa nacional, Obama registrou na terça-feira fortes vantagens em alguns dos grupos cruciais de eleitores. Obama leva uma vantagem de 24 pontos entre os independentes e de 19 pontos entre as mulheres.

A vantagem de McCain entre os brancos caiu de 13 para sete pontos, e só está atraindo 29% dos hispânicos. Em 2004, Bush conseguiu mais de 40% do apoio hispânico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial