terça-feira, 7 de outubro de 2008

Rádio 15 foi uma das sensações da campanha em Aquidauana

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2008 | 14:03Hs
Carolina Acosta

Terminada a campanha eleitoral em Aquidauana, com as primeiras avaliações sendo feitas, é voz comum que a campanha de Rádio da coligação do PMDB foi um dos diferenciais. O projeto textual, feito a partir do trabalho "Sugestões para o Marketing Político", do pastor, jornalista e editorialista de O Pantaneiro, Vivaldo da Silva Melo, absorveu toda uma equipe de profissionais de Aquidauana. Segundo ele foi um projeto genuinamente da terra.

As produções foram assinadas pelo casal Alessandro e Margiane, da Play, aquidauanenses que hoje residem em Campo Grande. Eles são evangélicos, pertencentes a 1ª Igreja Batista de Campo Grande. Atuaram nas reportagens a jornalista Carol Acosta, da FM PAN e José Carlos. Os apresentadores Monica e Willian também pertencentes a FM PAN, empenharam-se ao máximo para atender as expectativas que lhes foram confiadas e acabaram surpreendendo. Foram além do mero profissionalismo.

Alguns personagens marcaram o projeto. O mais polêmico, "O Sombra", saiu de cena logo nas primeiras edições, pois foi alvo de duras críticas da coligação contrária. A equipe não queria polemizar. Em seu lugar, Vivaldo sugeriu que entrassem os caipiras Zé Geroncio e Abelardo, que conseguiram produzir situações hilariantes. Na despedida, ao saberem da última pesquisa do IBRAPE, eles resolveram visitar Monica e Willian, no estúdio, levando de presente galinhas e um leitão, gerando uma grande confusão no ambiente.

Vários outros quadros foram produzidos no Rádio 15, destacando-se o 15 Notícias, sempre alimentado com informações da equipe de mídia escrita; a participação popular; o "Fala Prefeito", focado exclusivamente nas propostas da coligação e a ênfase dos muitos apoios, reforçando cada proposta. "No geral, os programas foram alegres, descontraídos e propositivos", lembra um dos envolvidos no projeto. "Isto contribuiu para que a audiência fosse significativa em cada edição", observa.

O projeto radiofônico foi trabalhado em duas etapas distintas. Na primeira foram produzidos programas temáticos, destacando em cada edição uma área específica do plano de governo da coligação (Saúde, geração de emprego, educação, cultura, lazer, segurança pública, assistência social, etc.). Num segundo momento, os destaques de cada área foram singularizados, entre eles o Kit Nota 10, a abertura dos postos de saúde à noite, a Guarda Municipal, o Instituto Mirim e os projetos definidos para as aldeias indígenas, entre outros.

"É possível dizer que o Rádio 15 foi 10. Irretocável!", opina Gilmar Menezes, um dos ouvintes assíduos. Tem gente que até sugere uma edição especial, inclusive com a volta do "Sombra". A palavra está com a equipe de mídia radiofônica e com alguma emissora que abra espaço para a mesma.

Priscila Barbiéri/o pantaneiro

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