terça-feira, 5 de agosto de 2008

Aliados de Lula na Bahia e PT disputam imagem do presidente na campanha eleitoral

colaboração para a Folha Online

Aliados no plano federal, no Estado da Bahia, PMDB e PT vivem disputa em torno da utilização da imagem do presidente Lula na campanha para as eleições municipais. Ao mesmo tempo em que brigam entre si pelo uso da figura de Lula --como na capital baiana, Salvador--, em outras cidades procuram vetar a utilização da imagem de Lula no material de campanha de partidos aliados.

Em Salvador, o diretório estadual do PT entrou na Justiça pedindo a extensão do artigo 37 da resolução 22718/08 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que veda o uso da imagem de integrantes de outro partido sem autorização na campanha de TV, também para material gráfico.

Na capital baiana, onde o deputado federal petista Walter Pinheiro (PT) disputa a eleição, o candidato peemedebista é o atual prefeito da cidade, João Henrique (PMDB).

Segundo a direção nacional do partido, a Justiça determinou a retirada da propaganda na TV e no rádio, mas ainda não julgou o mérito em relação ao material impresso.

As duas legendas também travam disputa em torno da imagem de Lula em Itapetinga e Tanque Novo.

Na primeira, o candidato petista, José Carlos Moura, disputa a prefeitura da cidade contra o peemedebista Michel Hage, que é apoiado por três partidos da base aliada ---PDT, PC do B e PP---, além do PSDB.

A Justiça acatou o pedido dos petistas e determinou a retirada do material de campanha contendo a figura do presidente e estipulou multa diária de R$ 5.000 em caso de desobediência.

Em Tanque Novo, os petistas, cuja coligação é formada por PTB, PDT, PRB e PRP, também moveram ação exigindo exclusividade no uso da imagem de Lula. No município, o PMDB é apoiado por PSDB, DEM, PRB, PPS e PTN.

Os dois partidos, no entanto, estão do mesmo lado na cidade de Caetité, com o petista Genilton como candidato a vice do peemedebista Tota.

As duas legendas entraram com ação para impedir a utilização da imagem de Lula pela coligação adversária, que conta apenas com o PSB como integrante da base aliada do governo federal. Os demais partidos coligados são DEM, PSDB e e PSL.

Na cidade, além da utilização da imagem do presidente, os partidos adversários ao PT no município também utilizaram a figura do governador do Estado, Jaques Wagner.

A Justiça determinou à coligação que apresentasse a autorização do diretório nacional do PT para a utilização da imagem de Lula e do diretório estadual, no caso do governador baiano.

Justificativa

Segundo o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, o partido não estimula as ações contra legendas que utilizam a imagem Lula, mas argumenta que a legenda entrou na Justiça em lugares onde o PMDB historicamente jamais apoiou o presidente.

"São pessoas que nunca votaram no Lula, não são aliados históricos, combateram inclusive o governo e estão se aproveitando da popularidade do presidente", afirmou Paulo.

O diretório do PMDB na Bahia foi procurado, mas não respondeu à solicitação da reportagem.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial