Odilon Ribeiro pode ter candidatura cassada em Aquidauana
Carolina Acosta - FM PAN de Aquiauana - MS
Sem prestar contas à Justiça Eleitoral, o candidato a prefeito de Aquidauana, fazendeiro Odilon Ribeiro (PDT), pode ter a sua candidatura cassada. A ação, impetrada na 10ª Zona Eleitoral e movida pela coligação "Aquidauana tem Futuro", pede a cassação do registro da candidatura e é baseada no fato de Ribeiro ter apresentado suas contas, à Justiça Eleitoral, sem que houvesse nenhum gasto especificado, conforme determinação legal.
Segundo o advogado André Beda, os gastos de Ribeiro são públicos e estão expostos nas ruas de Aquidauana. "Ele não pagou carros de som, posto de gasolina, santinhos, adesivos, placas e demais materiais de campanha? Tudo isso tem um custo e, com certeza, não foi custo zero", disse o advogado.
"Deixar de prestar contas ou prestá-la de forma fraudulenta é motivo de cassação de registro de candidaturas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem sido rigoroso com os políticos nas prestações de contas, inclusive cassando diplomas e mandatos",
afirmou Beda.
Carro de assessor
Na semana passada, um veículo pegou fogo no comitê de Odilon. Imediatamente, o seu advogado Antônio Trindade acusou o adversário político de Ribeiro - sem provas ou conclusões da Policia Civil -, de ter sido autor ou mandante do incêndio.
Para o candidato a prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), tal acusação sem consistência é fruto do desespero de quem está perdendo as eleições. Ao ser perguntado sobre o fato, o candidato que lidera as pesquisas de intenções de votos em Aquidauana disse, demonstrando indignação: "O que ganharíamos com isso?"
"Eu enviei um ofício para o secretário de Justiça e Segurança Pública, pedindo apuração do fato, pedi providências à Justiça Eleitoral e para a Polícia Federal, fui eu quem pediu, não eles. Agora sou eu quem quer uma apuração rigorosa dessa história. Já disputei duas eleições e nunca usei deste expediente, estou liderando as pesquisas e não tenho índole nem motivo para fazer uma coisa dessas. Estão brincando com a Justiça e com a opinião pública, querem se passar por vítimas", declarou com tranqüilidade Fauzi.
Histórico em culpar oposição
Costumeiramente, o grupo do prefeito de Aquidauana culpa a oposição pelas mazelas ou problemas que surgem na sua administração. A mais recente culpa atribuída à oposição foi o incêndio do carro de um assessor do candidato, que é tio de Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT). Num outro episódio, a casa do pai do prefeito Luis Felipe Ribeiro Orro foi pichada e ele, novamente sem provas, se apressou em acusar a oposição. Até agora nenhum culpado foi encontrado.
Sobre esse fato, alguns sites de notícias de Aquidauana realizaram enquetes e a resposta da população, com mais de 80% da opinião pública, foi que acreditavam ser armação do prefeito, tentando se passar por vítima. Naquele momento Aquidauana vivia uma epidemia de dengue e a oposição ao prefeito crescia nas ruas e no meio político.
Assessoria do candidato do PMDB a prefeito de Aquidauana.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial