quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Após Minnesota e Missouri, Santorum também ganha prévias no Colorado (Postado por Erick Oliveira)

Após vencer as prévias republicanas nos estados de Minnesota e Missouri, o ex-senador Rick Santorum também ganhou as primárias realizadas nesta terça-feira (7) no Colorado, dizem as agências internacionais de notícias e a imprensa dos Estados Unidos.
Nesses três estados, o candidato considerado favorito a ser rival do presidente Barack Obama, o ex-governador de Massachuetts, Mitt Romney, teve um desempenho considerado fraco.
Santorum teve 40,2% dos votos no Colorado, contra 34,9% de Mitt Romney, que é considerado rival do presidente Barack Obama. Newt Gingrich ficou com 12,8%, e congressista Ron Paul, 11,8%.
Em Minnesota, a apuração continua, porém, com os votos já contabilizados, a vitória no estado é garantida. Com 88% das urnas apuradas, Santorum soma 44,9% dos votos, contra 27,2% do segundo colocado, Ron Paul. Já Mitt Romney tem apenas 16,9%, e Gingrich, 10,7%
Santorum também venceu no Missouri, deixando bem atrás o favorito para obter a candidatura do partido, Mitt Romney. Com 99% das urnas apuradas, o ex-senador conta com 55% dos votos, contra 25% do ex-governador de Massachusetts.
O congressista Ron Paul tem 12%, enquanto 4% se declararam “não comprometidos” com nenhum dos candidatos que figuravam nas cédulas. O quarto pré-candidato republicano, Newt Gingrich, não aparecia nas cédulas deste pleito.
Embora o triunfo represente respaldo moral para Santorum, na prática a vitória no Missouri tem pouca relevância. Nestas prévias não está em jogo nenhum delegado à convenção republicana que em agosto, em Tampa (Flórida), nomeará o candidato do partido. Os pré-candidatos se enfrentarão de verdade no Missouri no caucus que acontecerá no mês que vem(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuter, da rede de TV CNN e do jornal The New York Times.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial