quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mitt Romney vence 2ª prévia para ser rival de Obama nas eleições dos EUA (Postado por Erick Oliveira)

Mesmo sem contabilizar os votos de todas as urnas, o empresário Mitt Romney foi declarado vencedor, em New Hampshire nesta terça-feira (10), da segunda decisão prévia do Partido Republicano para definir o candidato que vai concorrer com o democrata Barack Obama pela Presidência dos Estados Unidos, de acordo com dados oficiais de apuração.
Romney já havia vencido a prévia do estado de Iowa, uma semana antes, por apenas oito votos, e tem amplo favoritismo para se consolidar como candidato republicano contra o atual presidente, candidato à reeleição.
Com 92% das urnas apuradas, Romney tinha 39,3% dos votos e não poderia mais ser alcançado pelo segundo colocado Ron Paul, com 22,9%, e por Jon Huntsman, que obteve 16,9% de aceitação. Rick Santorum, que em Iowa ficou na segunda colocação, desta vez figurou apenas em 5º lugar, com 9,2% dos votos.
"Esta noite festejamos, mas amanhã precisamos seguir trabalhando", disse Romney, criticado por sua moderação em um partido claramente dominado pela ala conservadora republicana.
"O presidente já está sem argumentos. Agora está ficando sem desculpas", afirmou Romney a seus partidários reunidos na cidade de Manchester.
"Pedimos ao povo da Carolina do Sul que se una aos cidadãos de New Hampshire e façam de 2012 o ano do fim do tempo" para Obama, disse o ex-governador de Massachussets.
"Este país hoje tem um líder que nos divide com a amarga política da inveja. Temos que oferecer uma visão alternativa e estou pronto para levá-los por outro caminho, no qual nosso desejo de vencer nos una e não haja ressentimento pelo sucesso.
"Nos últimos dias temos visto alguns republicanos desesperados para se unir a Obama. Isto é um grave erro para nosso partido e para nossa nação", advertiu Romney.
Eleições Primárias
Os seis pré-candidatos do Partido Republicano voltam a se enfrentar no dia 21, na Carolina do Sul, que vai realizar primárias com votação.
Com eleitorado fortemente conservador, a Carolina do Sul é considerada crucial na corrida republicana e, desde 1980, todos os vencedores nas primárias republicanas dali acabaram ganhando a indicação do partido para concorrer à Presidência.
Com apenas 1,3 milhão de habitantes, New Hampshire foi o primeiro estado a celebrar eleições primárias propriamente ditas, com votação. Na estreia das prévias, a decisão dem Iowa ocorreu em formato de caucus, uma série de assembleias de eleitores do partido.
Todos os estados norte-americanos vão realizar, ao longo do primeiro semestre, prévias para escolher o candidato à Presidência pelo Partido Republicano.
A definição prática do candidato, entretanto, pode acontecer antes disso, à medida que candidatos derrotados abandonem a disputa e aceitem a candidatura que tiver mais vitórias até então.
New Hampshire tem em suas primárias um dos eventos mais conhecidos e que deram ao estado fama nacional. Desde 1952, as primárias de New Hampshire são por lei as primeiras do país, depois do caucus de Iowa. Assim como em Iowa, o perfil da população é majoritariamente branco, com 94%, enquanto negros e hispânicos não representam mais do que 1,1% e 2,8%, respectivamente.
A campanha no estado foi dura. Os adversários republicanos não pouparam críticas a Romney, especialmente lembrando seu passado como empresário.
Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, acusou o ex-governador de ter "saqueado supostamente várias empresas, deixando os empregados na rua", quando dirigia o fundo de investimentos Bain Capital nos anos 1980 e 1990.
"O que não queremos é que depois de nomear um candidato descobrir em setembro que ele tem uma fragilidade fatal e que já não podemos fazer nada a respeito", acrescentou Gingrich antes de votar.
 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial