quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comissão aprova convite para Cardozo explicar operação da PF (Postado por Lucas Pinheiro)

 A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou na manhã desta quarta-feira (28) convite para que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dê explicações sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

A operação envolveu 180 agentes nas cidades paulistas de Cruzeiro, Dracena, Santos, São Paulo e em Brasília. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo , 17 na capital federal e 18 pessoas foram indiciadas. De acordo com a PF, o grupo cooptava funcionários de segundo e terceiro escalões para obter pareceres fraudulentos a fim de beneficiar interesses privados.

 Governo e oposição entraram em acordo para transformar requerimento do DEM que pedia a convocação do ministro em convite. Quando há convocação ministro de Estado é obrigado a comparecer, enquanto o convite pode ser declinado.

Como Cardozo já foi convidado a comparecer na próxima terça (4) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, as duas audiências serão feitas em conjunto. Havia outros pedidos de convocação protocolados na Comissão de Fiscalização e Controle, mas deputados governistas já disseram que vão barrar a vinda de outros ministros e de servidores indiciados na operação.

Tramitam na comissão pedidos para convocar o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Hã requerimentos ainda para chamar os irmãos Paulo Vieira, diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas, e Rubens Carlos Vieira, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Também tem requerimento para falar na comissão o diretor-adjunto da AGU, José Weber de Holanda, que foi exonerado devido a suspeitas de participação no esquema.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial