segunda-feira, 14 de maio de 2012

Depoimento de delegados ao Conselho de Ética depende do STF (Postado por Lucas Pinheiro)

O depoimentos ao Conselho de Ética do Senado dos delegados da Polícia Federal responsáveis pela Operação Vegas e Monte Carlo dependem de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Os delegados são esperados para depor nesta terça-feira (15), dentro do processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. A ação poderá resultar na perda do mandato do senador.

Segundo o presidente do Conselho, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o ministro relator do inquérito no STF, Ricardo Lewandowiski, precisa autorizar a participação dos delegados. A decisão do ministro é aguardada para esta tarde.

"Os depoimentos estão a depender da autorização do ministro. Os delegados não podem falar sem autorização do ministro porque eles são delegados do inquérito [...] Espero que ainda nesta tarde tenhamos esta autorização", afirmou o senador ao G1.

Os depoimentos dos delegados da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Souza, responsável pela Operação Vegas, e o delegado Matheus Mella Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo, estão marcados para a manhã desta terça. Segundo Valadares, os depoimentos serão fechados e permitidos apenas aos integrantes do conselho, da mesma forma como ocorreu na Comissão Parlamentar de Iqnuértito na semana passada.

Quebra de decoro
Na última semana, o Conselho de Ética do Senado aprovou por unanimidade o relatório preliminar do senador Humberto Costa (PT-PE), que pediu a abertura de processo disciplinar contra Demóstenes por quebra de decoro parlamentar.

A ação poderá resultar na perda do mandato. Durante o andamento do processo, Demóstenes terá direito de defesa no conselho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial