quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Está na Revista Superinteressante de outubro de 2009- Uma idéia para nos livrar de Sarney - postagem de Luiz Carlos Nogueira

"Protesto na rua não adianta muita coisa. Pra sufocar a corrupção, precisamos vigiar o passo dos políticos. E acabar com o pequeno poder. O Caminho para isso? Colocar o governo da Internet." (Texto de Eduardo Szklarz)

Está na Revista SuperInteressante de outubro de 2009, pág. 25, e está também na Revista SuperInteressante On Line.



Como a imagem não ficou nítida, transcrevo um trecho desta matéria, contida na pág. 26:

"Nem precisa imaginar, na verdade. A Universidade de Copenhague, na Dinamarca, calculou pra você. Depois de uma análise histórica de 113 países, pesquisadores chegaram a uma regra matemática: a cada 17 pontos percentuais de aumento no uso da Internet em um país, a corrupção cai em 0,3 ponto numa escala de 5 pontos. Um exemplo: entre 1991 e 2005, o Uruguai viu um número de internautas subir de 0% a 17% da população, e a corrupção cair 0,4 ponto. 'Ou seja: a internet pode explicar 73% da queda da corrupção lá', diz Jeanet Bentzen, uma das pequisadoras.
Esse efeito não está só relacionado à corrupção casca-grossa dos políticos. Também tem a ver com as mutretas geradas pelo famigerado 'pequeno poder'. Aprendemos a molhar a mão do guarda pra não tomar multa, a deixar uma 'caixinha1 na repartição pública pra acelerar um processo"

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial