quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PSB informou a Lula que Ciro Gomes é candidato à presidente

Publicado em 13.08.2009, às 17h28

A cúpula do PSB informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quarta-feira (12), que o deputado Ciro Gomes (PSB-PE) é candidato à presidência da República, em 2010, e não ao governo paulista. Em jantar com Lula no Palácio da Alvorada, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, afirmou que o lançamento de várias candidaturas da base aliada não é prejudicial ao projeto da coalizão governista. Na avaliação do PSB, esse cenário ajuda o Planalto, pois, com muitos concorrentes no páreo, a eleição fatalmente irá para segundo turno, impedindo a vitória da oposição na primeira rodada.

Lula, porém, não tem a mesma opinião. "Ele acredita que uma única candidatura da base de sustentação do governo é melhor, mas respeita o nosso diagnóstico", afirmou o governador de Pernambuco, que é presidente do PSB. "No nosso entendimento, múltiplas candidaturas da base aliada acumulam força para ganhar as eleições, mas, se ficar evidenciado que essa tática põe em risco o projeto governista, reavaliaremos nossa posição", disse.

Campos disse que, até 15 de setembro, o partido terá posição mais definida sobre o assunto, após rodadas de pesquisas e conversas políticas. Um grupo do PSB ainda defende o lançamento de Ciro ao governo paulista, hipótese que agrada a Lula, mas enfrenta resistências no PT.

Ciro participou do jantar de ontem, que também contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - pré-candidata petista à sucessão de Lula - e de dirigentes do PT e do PSB.

A provável entrada da senadora Marina Silva (PT-AC) no páreo presidencial preocupa o Planalto. Ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina está de malas prontas para o PV.

Embora a possibilidade da candidatura de Marina dê mais argumento ao PSB para lançar Ciro, Campos insistiu em que os dois fatos caminham separadamente. "A candidatura de Ciro à Presidência não ocorre em função do lançamento de Marina", observou o presidente do PSB.

Fonte: Agência Estado

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial