A Moldávia é um pequeno país do leste da Europa, também conhecida pelo nome de Moldova (Divulgação: Painel do Professor Paim)
Introdução
A Moldávia é um pequeno país do leste da Europa, também conhecida pelo nome de Moldova. Sua capital é Chisinau. O país tem 3.927.000 habitantes (estimativa de 2011) e su área é de 33.843 km2.
Geografia
A Moldávia fica no extremo nordeste da península dos Bálcãs. A Ucrânia, a leste, e a Romênia, a oeste, fazem fronteira com o país. A maior parte do território moldávio está entre os rios Prut e Dniester. O país tem planícies com colinas e um solo rico, de coloração negra. Os verões são quentes e os invernos, moderados.
Flora e fauna
As florestas cobrem as regiões norte e central da Moldávia. As árvores mais comuns são as bétulas e os carvalhos. Javalis, lebres, lobos, raposas, texugos, gatos selvagens e cervos vivem nas florestas.
População
A etnia moldávia representa cerca da metade da população e fala o idioma moldávio, semelhante ao romeno. Entre outros grupos populacionais, estão ucranianos, russos, búlgaros, ciganos, gagauzes (um povo de origem turca) e judeus.
Quase a metade da população professa o cristianismo ortodoxo. Quase o mesmo número não segue nenhuma religião. Mais da metade dos habitantes vive no campo ou em vilarejos.
Economia
A agricultura é importante para a economia moldávia, que luta para se desenvolver. Trigo, milho, beterraba-açucareira, uvas, sementes de girassol e tabaco são as safras mais importantes. Ovelhas, porcos e gado são os principais rebanhos.
As indústrias moldávias processam muitos produtos agrícolas, como vinho, açúcar, óleo vegetal, derivados do leite, carne e frutas. As fábricas também produzem tratores e vestuário.
História
Originalmente, a Moldávia se chamava Bessarábia. No século XV, ela se juntou a territórios vizinhos, formando depois um país chamado Romênia. Em 1812 a Rússia passou a dominar a Bessarábia, mas em 1918 ela se libertou do domínio russo e voltou a fazer parte da Romênia.
Em 1940, a União Soviética tomou a Bessarábia da Romênia e transformou-a na República Socialista Soviética da Moldávia.
Em 1991, essa república soviética conseguiu a independência, com o nome de Moldávia. As regiões russa e gagauz do país também declararam independência, mas a Moldávia continuou a exercer o domínio sobre ambas.
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF)
- Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia.
Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial