sábado, 8 de dezembro de 2012

Diretor da Antaq pede exoneração em razão de operação da PF (Postado por Lucas Pinheiro)

 A  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou por meio de nota divulgada na noite desta sexta (7) que o diretor Tiago Pereira Lima pediu exoneração do cargo.

De acordo com a nota, o pedido foi entregue ao ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, ao qual a agência é institucionalmento vinculada. A Antaq é a agência reguladora do setor portuário.

A demissão é motivada pelo suposto envolvimento de Lima nas investigações da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que apurou casos de fraudes em pareceres técnicos de órgãos federais em benefício de empresas privadas.

 Segundo a nota da Antaq, antes de se demitir, Lima "determinou a realização de auditoria em todos os processos objeto de investigação".

Três servidores da Antaq já foram exonerados ou afastados de seus cargos em razão da operação. Eles estão entre os 18 indiciados pela PF. O afastamento ou exoneração dos envolvidos foi determinação da presidente Dilma Rousseff, um dia após a operação.

A operação envolveu 180 agentes nas cidades paulistas de Cruzeiro, Dracena, Santos, São Paulo e em Brasília. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo e 17 na capital federal. De acordo com a PF, o grupo cooptava funcionários de segundo e terceiro escalões para obter pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar empresas privadas.

Nesta quinta, a presidente Dilma Rousseff lançou um programa que prevê investimentos de R$ 54 bilhões com a finalidade de modernizar e expandir a infraestrutura portuária.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Antaq.

NOTA À IMPRENSA

Para garantir a máxima transparência e isenção a todos os processos de apuração em curso no âmbito da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o diretor Tiago Lima apresentou na data de hoje (7), ao ministro-chefe da Secretaria de Portos, a quem a Agência está institucionalmente vinculada, pela Medida Provisória 595/2012, seu pedido de exoneração do cargo que ocupa.

Antes, porém, determinou a realização de auditoria em todos os processos objeto de investigação.

Assessoria de Imprensa da ANTAQ

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial