sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Romário :“O povo tem o direito de saber o voto dos parlamentares” (Postado por Erick Oliveira)

QUEM É
Romário de Souza Faria, de 45 anos, está em seu primeiro mandato como deputado federal pelo PSB. Foi eleito com mais de 140 mil votos
O QUE FEZ
Conquistou a Copa do Mundo de 1994 e foi eleito o melhor jogador do mundo pela
Fifa. Segundo as contas do
ex-atacante, fez 1.003 gols na carreira
O QUE DEFENDE
Suas principais bandeiras são os direitos das pessoas com deficiência e a transparência nas obras da Copa de 2014
 Romário é um estreante na política. mas a pouca experiência não o faz deixar de lado as declarações polêmicas que marcaram sua carreira no futebol – além dos gols (mais de 1.000, segundo seus cálculos). Mesmo na posição de deputado federal, diz que não leva desaforo para casa. “Se me desrespeitarem e me esculacharem, vão ter o troco”, afirma em resposta a perguntas de leitores de ÉPOCA sobre o episódio em que xingou pelo Twitter quem o criticou por não se submeter ao bafômetro em blitz da Lei Seca. No Congresso, Romário (PSB) tem dedicado maior tempo à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à fiscalização das obras da Copa do Mundo. Não deixa de opinar, porém, sobre outros assuntos, como o voto secreto na Câmara.
O que o motivou a entrar para a política?Reginaldo Leite
Romário – Foi minha filha Ivy (a caçula de Romário, que tem síndrome de Down). Nestes últimos sete anos da minha vida, passei a conhecer o mundo das pessoas com deficiência. Participei de reuniões pela internet – com pais que têm as mesmas condições financeiras que eu e com pais que passam muitas dificuldades para tentar dar a seus filhos o que posso dar à minha. Entendi que essas pessoas e essas famílias merecem um pouco mais de respeito e atenção, principalmente em relação ao preconceito que sofrem. Acredito que eu, por quem sou e pela imagem que construí, posso ajudar muito nessa luta. E graças a Deus tenho conseguido.
Você votou a favor ou contra a cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF)?
Erisson Deodato Lima, Brasília
Romário – A favor da cassação, e todo mundo sabe disso. Declarei publicamente no meu site e nas minhas redes sociais.
Você apoia o fim do voto secreto na Câmara? E o fim do voto obrigatório nas eleições?
Vanderson Aurelio Marques de Souza, Recife, PE
Romário – As pessoas têm o direito de saber em quem e por que seus representantes votam. Porque aqui somos colocados pelo povo brasileiro. Sobre o voto obrigatório, não sou a favor. Acredito que vivemos em um país democrático, livre, e seria bem mais oportuno e interessante para o Brasil que vote aquele que acha que tem de votar.
O que você pode fazer de concreto no combate à corrupção no meio político?
Celso Moessa de Lima, GO
Romário – Com os documentos que tenho em mãos, em relação às coisas que hoje vivo dentro da Câmara dos Deputados – Copa do Mundo, pessoas com deficiência, combate às drogas, crianças e jovens carentes –, mostrar com transparência tudo o que vem acontecendo no Brasil. E posso dizer de verdade que estou bastante feliz em relação a isso.
Quais estão sendo suas maiores dificuldades na política?
Raney Martins de Almeida
Romário – Minha maior dificuldade é entender algumas coisas, já que nunca participei muito de política, nunca li sobre política. Mas o tempo faz com que a gente vá aprendendo as coisas devagar. É claro que a convivência dentro da política é diferente do futebol, mas, apesar do pouco tempo de política e de conhecimento de política partidária, tenho aprendido a cada dia e atribuo isso também a estes meus 25 anos de futebol. Só que é preciso deixar bem claro que minha responsabilidade no futebol como ex-jogador era uma, e hoje, como político e parlamentar, é totalmente diferente. Como um parlamentar, tenho por obrigação fiscalizar, acompanhar, promover o bem da sociedade. E estou muito feliz por isso.
O que você acha da concorrência sigilosa para as obras da Copa do Mundo de 2014?
Luiz Carlos Marques
Romário – Uma vergonha. Sou totalmente a favor de que as coisas sejam bem claras. Existem portais de transparência em alguns órgãos, onde deveriam estar todas as informações. Mas nada está colocado ali. É uma total falta de respeito com o povo brasileiro.
Por que você defendeu Brasília, e não São Paulo, para a abertura da Copa?
Franciney, Belém, PA
Romário – Não entrei na disputa nem por Brasília nem por São Paulo. Quando me perguntaram, São Paulo não tinha levantado nenhum tijolo. Por isso, digo e repito que acredito que São Paulo não terá condições de fazer um estádio para a abertura neste pouco tempo. Se acontecer o que dizem, que São Paulo estará pronta, é claro que entendo que a cidade possa abrir a Copa. Em relação a Brasília, é o estádio que hoje teria condição de ter a abertura. Mas Brasília tem seus problemas, principalmente com mobilidade urbana. Se me perguntar hoje qual cidade está totalmente preparada para a abertura da Copa, direi que nenhuma.
Seus esforços para uma melhor condução das obras da Copa e da Olimpíada vêm alcançando os objetivos esperados?Maria Terezinha Santellano, Porto Alegre, RS
Romário – Alguns, sim; infelizmente, outros, não. Sou um dos poucos que podem dizer que estão tentando lutar, não contra o sistema, mas para que as coisas sejam colocadas de forma mais clara para o povo. E o que posso afirmar é que esses dois grandes eventos, especialmente a Copa do Mundo, não vão ser eventos para o povo brasileiro, principalmente por causa dos valores dos ingressos.
O senhor ofendeu algumas pessoas ao ser questionado numa rede social por não fazer o teste do bafômetro. Arrepende-se desse comportamento?
Carlos Henrique Pimenta, Itamarandiba, MG
Romário – Aceito crítica, amigo, não aceito é ser desrespeitado e esculachado. Se me desrespeitarem e me esculacharem, vão ter o troco. Não me arrependo nem um pouco.
Em qual time você acha que é mais ídolo?
Plinarco Elmano
Romário – É uma pergunta bem interessante. Já joguei no Flamengo, no Vasco, no Fluminense, inclusive no América – meu time de coração. Mas acredito e
vou dizer que sou um ídolo nacional.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial