sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo pediu para PR voltar à base aliada, diz líder (Postado por Erick Oliveira)

Em reunião nesta sexta-feira (19) com líderes do Partido da República (PR), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, fez um apelo para que o partido volte a fazer parte da base aliada, segundo o líder do PR na Câmara dos Deputados, Lincoln Portela (MG). Ele afirmou que o partido vai “avaliar” se volta atrás na decisão de deixar a base de apoio ao governo.
“Ela falou da preocupação do governo em manter a base aliada unida, em manter os parlamentares que sempre caminharam com o governo federal junto, e ela num gesto pelo governo conversou conosco para que nós não deixássemos a base aliada, para que nós continuássemos junto com o governo para que fizéssemos o trabalho que sempre fizemos”, afirmou.
O G1 procurou a assessoria de imprensa da ministra Ideli Salvatti para confirmar se houve um pedido do governo, e os assessores informaram que não tiveram acesso ao teor da reunião.
Nesta terça-feira (16), em resposta à demissão da cúpula do Ministério dos Transportes, pasta comandada pelo PR e alvo de denúncias de irregularidades, o partido anunciou que deixaria de integrar a base aliada.
Avaliação
Portela afirmou que o partido fará uma avaliação sobre a possibilidade de retornar à base aliada. "Na realidade, faremos uma avaliação e ouviremos o sentimento dos 41 deputados federais, dos sete senadores, da Executiva Nacional e do partido em todo o Brasil”, disse Portela.
De acordo com o deputado, não há “condições” para uma decisão rápida sobre o pedido do governo. Ele explicou que a iniciativa de deixar a base foi colegiada, em comum acordo entre senadores, deputados e os diretórios estaduais do partido.
“Não temos condições práticas de tomarmos uma decisão dessa num tempo muito curto, de revermos nosso posicionamento. Precisamos ouvir outros setores do governo, precisamos ouvir outros setores do partido. Não posso fazer uma avaliação de tempo nesse momento. Como mineiro, não sou uma pessoa apressada", disse.
Cargos
Portela afirmou ainda que o partido não reivindicou cargos no governo em troca de um eventual retorno à base aliada. “O PR não quer mais cargos no governo. O PR ainda tem muitos cargos no governo. Não ouve nessa conversa nenhuma proposta de troca”, disse.
O vice-líder do governo na Câmara, Luciano Castro (PR-RR), afirmou que o pedido de Ideli indica que o governo está empenhado em buscar um “entendimento” com o partido. Assim como Portela, ele destacou que o PR não fará “barganha” por cargos.
“O gesto da ministra Ideli é um gesto de governo de buscar um início do entendimento. Isso não tem tempo para recompor. [...] O sentimento da bancada é que o partido não quer e não vai fazer qualquer tipo de troca e barganha por cargos.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial