terça-feira, 16 de junho de 2009

Deputada quer convocar FHC para falar sobre descriminalização da maconha

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Em meio às discussões sobre a participação do ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) na "marcha da maconha", a deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) cobrou a convocação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para explicar à Comissão de Segurança Pública da Câmara suas declarações sobre a descriminalização da maconha.

Segundo a deputada, o convite se justifica porque o ex-presidente tem feito uma defesa mundial da descriminalização dessa droga. "Por que o ministro Minc tem que vir se explicar e o ex-presidente que faz uma defesa mundial da descriminalização fazendo palestras sobre o tema em vários países não?" questionou a deputada.

Perpétua Almeida não disse se pretende oficializar a convocação de Fernando Henrique. O deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), autor do pedido que originou o convite do ministro, desconversou sobre a provocação da colega e disse que o importante era ouvir o ministro porque representa a posição do governo. No entendimento do deputado, Minc fez apologia ao uso da maconha.

Em seminário no início deste ano, FHC disse que descriminalizar não significa "tolerância" ao consumo da droga no país, uma vez que é necessário "quebrar o tabu que bloqueia o debate".

Ao participar hoje da reunião da comissão, Minc negou que fez apologia ao uso e sustentou que defende apenas uma mudança na legislação brasileira para garantir uma forma "humana" de tratar o usuário. O ministro disse ainda posição sobre a descriminalização é compartilhada por outras autoridades brasileiras.

"A minha posição é semelhante a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com a posição do governador Sérgio Cabral [Rio de Janeiro] e de oito ministros de Estado que acham que a questão de droga deve ser tratada com uma questão de informação, prevenção e saúde pública. E não achar que o consumidor, o usuário, é um criminoso."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial